quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sócrates é O CARA!

Já faz algum tempo que  me indicaram a leitura deste episódio envolvendo Sócrates.

É um texto que me fez pensar bastante em como utilizar bem as palavras (e também, em quanta asneira a gente fala, muitas vezes sem querer).

Copiei do site Hora de Relaxar.



As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates 

levando ao filósofo uma informação que 

julgava de seu interesse:


- Quero contar-te uma coisa a respeito de um 

amigo teu!


- Espera um momento – disse Sócrates – 

Antes de contar-me, quero saber se fizeste 

passar essa informação pelas três peneiras.


- Três peneiras? Que queres dizer?


- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. 

Devemos sempre usar as três peneiras. Se 

não as conheces, presta bem atenção. A 

primeira é a peneira da VERDADE. Tens 

certeza de que isso que queres dizer-me é 

verdade?



- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei 

exatamente se é verdade.


- A segunda peneira é a da BONDADE. Com 

certeza, deves ter passado a informação pela 

peneira da bondade. Ou não?


Envergonhado, o homem respondeu:


- Devo confessar que não.


- A terceira peneira é a da UTILIDADE

Pensaste bem se é útil o que vieste falar a 

respeito do meu amigo?


- Útil? Na verdade, não.


- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres 

contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem 

útil, então é melhor que o guardes apenas 

para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário