quarta-feira, 22 de abril de 2009

Frases favoritas de Sandman


Através de uma indicação feita por um amigo meu (aliás, co-autor deste blog), li mais de 300 postagens em um fórum do Orkut, na comunidade Sandman-BR. Gostei de várias! A leitura foi dinâmica porque elas foram se repetindo... mas todas são frases muito profundas, que merecem ser refletidas singularmente.

Eu não conhecia nada de Sandman (nem sabia que era uma revista de história em quadrinhos!), mas encontrei, na Wikipédia, explicações interessantes!

Sandman (Homem de Areia, em inglês) é uma referência mitológica encontrada em várias culturas. Uma referência consagrada é a dinamarquesa, através de um conto de Hans Christian Andersen, chamado Ole Lukoeje (ou Olavo fecha-olhos). Esse personagem, de contos infantis, é uma figura mitológica que sopra areia nos olhos das crianças para que elas durmam (No Brasil, é conhecido como João Pestana). (...) Criada por Neil Gaiman, em 1988.

Frases que mais gostei (lá vai!)

"É apenas isto: se você vai ser humano, tem um monte de coisas no pacote.
Olhos, um coração, dias e vida. Mas são os momentos que iluminam tudo.
O tempo que você não nota que está passando... é isso que faz o resto valer."


"Sonhos não fazem promessas"


"Você já amou? É horrível, não? Você fica tão vulnerável. O amor abre o seu peito e abre o seu coração e isso significa que qualquer um pode entrar em você e bagunçar tudo. Você ergue todas essas defesas. Constrói essa armadura inteira, durante anos, para que nada possa lhe causar mal. Aí uma pessoa idiota, igualzinha a qualquer outro idiota, entra em sua vida. Você dá a essa pessoa um pedaço seu, e ela nem pediu. Um dia, ela faz alguma coisa besta como beijar você ou sorrir, e de repente sua vida não lhe pertence mais. O amor faz reféns. Ele entra em você. Devora tudo que é seu e lhe deixa chorando na escuridão. E então uma simples frase como 'talvez devêssemos ser apenas amigos' se transforma em estilhaços de vidro rasgando seu coração. Isso dói. Não só na sua imaginação ou mente. É uma dor na alma, uma dor no corpo, é uma verdadeira dor-que-entra-em-você-e-o-destroça-por-dentro. Nada deveria ser assim, principalmente o amor.

Odeio o amor".

"Às vezes é um erro subir, mas é sempre um erro nunca tentar. Se você não subir, não vai cair. A verdade é essa, mas será tão ruim assim fracassar, tão duro cair? Às vezes, você desperta ... outras, sim, você morre. Mas há uma terceira alternativa. Você voa."


“Todas as histórias tem finais felizes se soubermos quando parar de conta-las, pois se você as deixa durar muito terminam sempre em morte.” 24h



“Só tenho dois tipos de sonhos: os ruins e os terríveis. Com os ruins consigo lidar, são apenas pesadelos e logo acabam, eu acordo. Os sonhos terríveis são os sonhos bons, nos sonhos terríveis tudo vai bem.... Tudo é maravilhoso e normal. Tudo vai bem. Aí ... eu acordo e ainda sou eu. E continuo aqui. E isso é realmente terrível.”


"Algumas coisas são grandes demais para serem vistas. Algumas emoções enormes demais para serem sentidas."


"SONHEM! Sonhos moldam o mundo. Sonhos recriam o mundo, todas as noites."

"O que ganho eu, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"


"Andei fazendo uma lista de tudo que não ensinam na escola. Não ensinam a amar. Não ensinam a ser famoso. Não ensinam a ser rico ou pobre. Não ensinam a se afastar de alguém que você não ama mais. Não ensinam a saber o que se passa na cabeça dos outros. Não ensinam o que dizer a alguém moribundo. Não ensinam nada que valha a pena saber"


“O mundo é tão sólido e estável quanto uma camada de espumas sob um poço sem fundo de águas negras.
Significa que somos apenas bonecas. Que não sabemos nada sobre o que realmente acontece.
Que só nos enganamos sobre controlarmos nossas vidas porque a uma distância menor do que a espessura do papel, coisas que nos levariam à loucura, se pensássemos nela por muito tempo, brincam conosco”.



14 comentários:

  1. Sandman já foi tudo pra mim,hoje acho q sou um órfão do Lord Morpheus...tem uma frase q mexe bastante comigo do "Noites Sem Fim" :"Ter o que mais se deseja e ser feliz são coisas completamente diferentes",acho q isso mudou um pouco a minha vida...o blog é dez!!Parabéns Ôô

    ResponderExcluir
  2. adorei. Ele tem uma sensibilidade humana, e muito verdadeira

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente o que essas frases dizem podem se tornar duas coisas: um amontoado de palavras inuteis, ou uma convicção que você pode levar pro resto de sua vida...

    ResponderExcluir
  4. nel gaiman é o mestre do mestre do mestre que fez mestrado...

    ResponderExcluir
  5. Grande autor!!
    Vejo os eternos como variadas consciências.

    ResponderExcluir
  6. FALTOU A MELHOR FRASE!!!!!!!
    quando se sonha as vezes se lembra, quaqndo se desperta sempre se esquece!

    ResponderExcluir
  7. Sandman foi a melhor criação no mundo HQ. Curti muito nos anos 90... agora estou redescobrindo, e o prazer é o mesmo: algo mórbido ao extremo para ser deprezado. Algo nonsense demais pra passar em branco. Algo profundo ao máximo para não te marcar indelevelmente!

    ResponderExcluir
  8. Faltou outra frase:

    " Sonhos são como anjos. Eles mantem o mal acuado"

    ResponderExcluir
  9. Faltou a melhor:

    "Que poder teria o inferno, se os prisioneiros daqui não fossem capaz de sonhar com o céu?"

    ResponderExcluir
  10. Massa d+ preciso arranjar essa historia

    ResponderExcluir
  11. "Não há lugar para o Amor no Reino dos Sonhos. O Amor pertence ao Desejo. E o Desejo é sempre Cruel."

    ResponderExcluir
  12. É um gênio... Eu sou um de seus maiores admiradores, pena n ter nascido na epóca de seus grandes sucessos... Eu queria muito... É um gênio... Eu vejo o sandman como uma forma de deus... Como uma forma pura... Como uma forma... de vida...

    ResponderExcluir
  13. também queria ter nascido antes para aproveitar melhor esse sucesso que foi Sandman. Amei a história desse Perpétuo e aprendi muitas coisas com ele e sua família. Sempre lembrarei desses quadrinhos incríveis!

    ResponderExcluir

Comente com sinceridade, mas não precisa ser franco demais!